quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mantou (Pão Chinês)

bah, essa foi uma receita que apanhei para fazer. errei o fermento, errei a massa... depois de NOVE, sim, NOVE tentativas, finalmente pude saborear um delicioso pão chinês feito por mim. a receita é do Cucina Artusiana, mas reduzi pela metade os ingredientes.


Ingredientes:

- 10g de fermento biológico seco 
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- 250ml de água morna (quase fervendo)
- 400g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de óleo

Faça assim:

Bem, a primeira coisa que precisamos fazer é uma "esponja de fermento" e foi isso que errei muito. Depois de estragar nove pães, pedi ajuda para a Sara que me mandou o truque do Kitutis da Cris. Então, coloque em uma bacia o fermento, o sal, o açúcar e 1/2 xícara de farinha de trigo. Acrescente os 250ml de água e misture até dissolver o fermento. Deixe descansar por 15 minutos. Se o dia estiver frio, talvez demore mais para formar sua esponja. Em dias quentes, ela fica pronta mais rápido. A minha esponja ficou assim:


Agora você vai peneirar e colocar na esponja o resto da farinha de trigo e a colher de sopa de óleo. Comece a trabalhar a massa. Eu fui misturando/sovando com uma mão. Quando a massa estiver lisa, coloque-a em um lugar morno (eu, seguindo dicas de Vó, coloquei no meio das cobertas, na minha cama) durante uma hora e meia. Ela vai dobrar de tamanho. 
Passe farinha nas mãos e divida a massa em quatro. Pegue cada pedaço e sove por alguns minutos (uns 5-8 minutos). Faça uma bolinha deste pedaço e coloque em um pedaço de papel manteiga, achatando um pouco a base. 
Quando todas as bolinhas estiverem prontas, monte a panela a vapor. Cozinhe no vapor por 10-12 minutos.  Sirva imediatamente.

Dica: eu fiz um molho de shoyu com gengibre e óleo de gergelim para acompanhar os pães, mas eles ficam deliciosos com Frango à Xadrez ou Lombo Agridoce.

Rende: 4 pães.